Tenho um animal geriátrico e agora?!

Uma das questões que mais nos colocam em medicina veterinária refere-se à idade dos nossos amigos de quatro patas e a que idade “humana” equivale.

Na verdade, a forma mais correta de responder a esta questão é sabendo a esperança média de vida dos nossos companheiros e em última análise fazer um paralelismo com o que isso representaria num humano.

No caso dos cães, o facto de termos animais com menos de 1kg (em adulto) e outros que ultrapassam com facilidade os 80kg, faz com que a esperança média de vida tenha tendência a divergir nesta espécie. Em cães de porte/raças gigantes como os Dogue Alemão a esperança média de vida encontra-se entre os 8 e os 10 anos. Já em cães de porte/raças miniatura, como os Chihuahua, este valor fica compreendido entre os 12 e os 18 anos.

No caso dos gatos, dada a menor variabilidade dentro da espécie, o intervalo é menor, situando-se entre os 12 e os 18 anos.

Em relação aos animais de idade mais avançada ouvimos com frequência “O meu cão/gato está menos ativo, deve estar a ficar velhote!”

Para o próximo exercício vamos assumir que os cães e gatos são considerados sénior a partir dos 8 anos. Como referimos anteriormente existe uma diferença significativa entre animais, mas vamos tentar generalizar.

Da próxima vez que o vosso companheiro(a) se recusar a subir ou descer escadas, ou para o carro, ou não quiser correr atrás de uma bola, em vez de assumirmos que está apenas mais velho e que já não tem vontade de fazer coisas que sempre adorou, é importante pensar e descartar junto do seu Médico Veterinário as possíveis causas para esta alteração de comportamento.

Efetivamente, à medida que a idade avança, aumenta a probabilidade de aparecerem alguns problemas de saúde, tal como nos humanos. E tal como nós não nos estamos sempre a queixar que nos dói um joelho ou uma anca, ou que estamos estranhamento mais cansados, também os nossos amigos de quatro patas não expressam necessariamente sinais de dor ou desconforto evidentes.

No caso dos cães, problemas como a osteoartrite tendem a instalar-se de forma insidiosa. Primeiro podem deixar apenas de querer correr, fazendo a restante vida normal. Isto pode evoluir para que deixem de se apoiar nos membros posteriores para nos “abraçarem” como fizeram toda a vida. E mais tarde poderão começar a ter dificuldades em levantar-se após períodos de descanso. Isto pode acontecer apenas pela dor associada à osteoartrite e o vosso companheiro(a) pode nunca soltar um gemido de dor. A verdade é que depois de se iniciar analgesia adequada a vitalidade que tinha perdido por “estar idoso” volta a surgir, contribuindo para uma muito maior qualidade de vida.

Também no caso dos gatos há casos de osteoartrite, contudo como são animais tendencialmente bem mais leves a dor tende a ser mais moderada e nós temos mais dificuldade em percecionar tais alterações.

Ainda em relação à atividade física dos nossos patudos, não só a dor osteoarticular tende a interferir, tal como nos humanos, doenças cardíacas tendem a aparecer ou a agravar com a idade. Se for o caso, iniciar terapêutica adequada pode não só aumentar a esperança média de vida dos patudos, como devolver-lhes a qualidade de vida que merecem.

Há outros problemas cuja prevalência tem vindo a aumentar, nomeadamente o desenvolvimento de doença renal crónica (cães e gatos) e problemas endócrinos como hipotiroidismo (cães) e hipertiroidismo (gatos).

Por último, o facto de a esperança média de vida de cães e gatos vir a aumentar, muito em consequência do cuidado das suas famílias e de um avanço significativo em medicina veterinária nos últimos anos, tem levado a que a prevalência de problemas neoplásicos/tumorais venha a acompanhar esse aumento.

Para isso, o Anicura Atlântico Hospital Veterinário está sempre ao vosso dispor para a vos ajudar na prevenção ou no diagnóstico precoce destas alterações, melhorando de forma significativa o prognóstico dos patudos.

Porque envelhecer a perseguir bolas, a correr e a saltar, é muito melhor! No Anicura Anicura Atlântico Hospital Veterinário temos vários serviços a pensar nos animais mais velhotes de forma a prevenir e diagnosticar de forma precoce algumas patologias associadas ao avançar da idade, nomeadamente:

Checkup Geriátrico Médico Cão Premium

Checkup Geriátrico Médico Gato Premium

Checkup Geriátrico Médico Cão

Checkup Geriátrico Médico Gato

Pack Geriátrico Cirúrgico Cão e Gato

Pack Geriátrico Cirúrgico Cão e Gato Plus

Para agendamento ou mais informações, não hesite em contatar-nos – 261810060

Na mesma categoria…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now ButtonLigar
Close Bitnami banner
Bitnami