• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Transfusões Sanguíneas

A transfusão sanguínea é um procedimento frequente na clínica de pequenos animais. A ciência por detrás deste procedimento sofreu numerosos avanços de há 10 anos a esta parte, visto que compreendemos cada vez melhor a imunologia, os agentes infecciosos e o uso apropriado dos diferentes tipos de produtos sanguíneos (sangue inteiro, concentrado de eritrócitos, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas, crioprecipitado e criossobrenadante). Mas, apesar de ser fundamental para salvar as vidas dos nossos animais, pode acarretar certos riscos. Para minimizá-los, o Médico Veterinário que efectua o procedimento, tem de estar bem preparado e ciente das reacções adversas que do seu uso podem resultar. Para que tudo resulte, há que ter preparados dadores (já testados para as doenças infecciosas e com o seu sangue tipificado) ou manter um banco de sangue animal.
A tipificação do sangue é possível devido à presença de antigénios na superfície dos glóbulos vermelhos. Há mais de uma dúzia de tipos de sangue nos cães e quatro nos gatos. As dádivas de sangue são recebidas em regime de voluntariado e só podem ser dadores animais que se apresentem em boa saúde, com idade entre 1 e 8 anos, pesar mais que 15 Kg (no cão) ou 3,5 Kg (no gato) e estarem desparasitados. Geralmente, sob uma ligeira sedação, recolhem-se 250 – 450 ml no cão e aproximadamente 52,5 ml no gato.
No HVA dispomos de todos os meios e de pessoal qualificado para efectuar este tipo de procedimentos. Temos também parceria com o banco de sangue animal, caso o proprietário não tenha mais nenhum animal que possa ser dador.







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h