• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Serviços Veterinários e Especialidades

Conheça os nossos serviços

Temos a certeza de que se alguma vez recorrer aos nossos serviços irá perceber a cultura por detrás da nossa marca em cada conversa, gesto ou decisão e que reconhecerá a diferença dos nossos serviços.
Consultas de outras especialidades e outros serviços, sob consulta, contacte-nos.
 

Análises Laboratoriais (na hora)

O Hospital Veterinário do Atlântico tem ao seu dispor um serviço de Análises Laboratoriais, que permite a realização de exames e testes que ajudam a atingir o diagnóstico de uma determinada patologia. Nas nossas instalações é possível realizar as seguintes análises: – hemograma
- bioquímicas sanguíneas
- ionograma
- Análises de urina
- citologia cutânea
- Pesquisas de fungos
- Testes rápidos ELISA para detecção de FIV, FeLV, Leishmaniose, Dirofilariose.
Em parceria com outras instituições, podemos também realizar testes imunológicos, histopatologias e outras.

Cardiologia

O serviço de cardiologia do Hospital Veterinário do Atlântico dispõe de meios de diagnóstico avançados e uma equipa experiente de forma a disponibilizar o diagnóstico e tratamento correto e atempado de todas as situações associadas a doença cardiovascular.

Dispomos de radiografia digital, ecografia, electrocardiograma e serviço de “holter”. Em parceria com o serviço de cirurgia permite-nos realizar algumas técnicas cirúrgicas para correcção de defeitos congénitos (ex: Persistencia canal arterial ou ducto arterioso).

Os sinais clínico mais frequentes associados a problemas cardíacos são:
- Tosse
- Sopros cardíacos à auscultação
- Arritmia
- Colapso
- Dificuldades respiratórias
- Doenças cardiovasculares congénitas
- Hipertensão arterial sistémica

Se o seu amigo de 4 patas sofre de algum destes sintomas, é um paciente geriátrico ou vai ser submetido a uma anestesia, aconselhamos uma avaliação cardiorrespiratória.

Cirurgia Tecidos Moles

A Cirurgia de Tecidos Moles é a especialidade da Medicina que realiza o tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e de algumas patologias oncológicas. No nosso Hospital, o serviço de cirurgia está desenhado para atender quer as cirurgias electivas (não urgentes), quer as emergências. Para tal, contamos com uma equipa a postos 24 horas por dia e com a integração com outros serviços como a Imagiologia, Medicina Interna, Anestesiologia.

Cirurgia Ortopédica

A Cirurgia Ortopédica é uma especialidade da Medicina que permite resolver fracturas ósseas, por meio da aplicação de dispositivos médicos (placas, parafusos, cavilhas, …), repor luxações articulares e corrigir displasias da anca, sendo estes apenas alguns exemplos. Contamos com profissionais especializados para realizar os mais variados tipos de intervenção, assim como com os meios radiológicos mais avançados para o diagnóstico das patologias.

Dermatologia

As doenças de pele são muito comuns nos animais de companhia e podem ser desafiantes para Donos e Médicos Veterinários. O serviço de Dermatologia pretende, em conjunto com os Donos e após a realização dos exames de diagnóstico, encontrar o tratamento mais indicado para cada tipo de patologia cutânea.

Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal é um tratamento usado sobretudo para animais insuficientes renais, mas pode ter outras indicações como intoxicações, pancreatites, …. Consiste na colocação cirúrgica de um pequeno cateter no interior da cavidade abdominal do animal. Este cateter está ligado a um dispositivo, que injecta um fluido especial (o dialisado) para dentro da cavidade abdominal, e a outro, que recolhe o líquido resultante da diálise, e que contem os tóxicos que os rins insuficientes não conseguem eliminar. Tratando-se de um procedimento que pode aumentar em meses a esperança de vida do animal, a diálise peritoneal é uma alternativa relativamente segura e menos dispendiosa que a hemodiálise, apresentando mais benefícios do que riscos. Para a realização deste procedimento, o Hospital possui uma equipa certificada de Médicos Veterinários, em atendimento permanente.

Doenças Infecto-Contagiosas

As doenças infecto-contagiosas são as doenças causadas por um agente biológico como por exemplo vírus, bactérias ou parasitas e transmissíveis, por contacto directo ou indirecto com indivíduos infectados. No Hospital Veterinário do Atlântico, existe uma ala do internamento específica para cuidar dos animais acometidos por estas doenças. O propósito de haver um Internamento de Doenças Infecto-Contagiosas é o de conter ao máximo a disseminação da doença, quer aos outros animais hospitalizados, quer às pessoas que acompanham o animal (no caso de se tratar de uma doença zoonótica).

Domicílios

É sempre preferível consultar o seu animal de estimação nas nossas instalações, quer pelos meios presentes, que nem sempre são fáceis de deslocar, quer pelo facto de que, caso haja um problema com o procedimento a efetuar temos todos os meios para resolver a situação.
No entanto sabemos que por vezes toda a logística de trazer o seu animal até nós pode ser complicada por diversos motivos e acreditamos que é preferível fazer a consulta em sua casa do que não fazer consulta nenhuma. Por isso o HVA põe ao seu dispor um serviço de consultas e procedimentos ao domicílio num raio de 20km do nosso hospital.
Este serviço está dependente de marcação prévia e da disponibilidade dos médicos veterinários de serviço e sujeito a tarifário a consultar.
Não hesite em contatar-nos.

Fisioterapia

A Fisioterapia animal é uma área da Medicina Veterinária que estuda, previne e trata anomalias cinéticas funcionais originadas por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas, sempre com o principal objetivo de promover uma melhoria na qualidade de vida dos nossos animais. Pode ser aplicada em casos agudos ou crónicos, reabilitação pós- cirúrgica (ortopédica e neurológica), lesões músculo-esqueléticas, lesões articulares, patologia discal e parésia, problemas de circulação, edema, cicatrização de feridas, obesidade, geriatria e alívio da dor. O animal, após uma correta avaliação do problema, é submetido a um plano de tratamento individual, englobando os respetivos recursos necessários, o tempo de utilização de cada um e o objetivo a alcançar.
O Hospital Veterinário do Atlântico tem ao dispor como técnicas de fisioterapia, a massagem, a crioterapia, a termoterapia, exercícios terapêuticos passivos e exercícios terapêuticos ativos. Todas estas técnicas são realizadas por médicos e enfermeiros veterinários com formação na área da Fisioterapia em Animais de Companhia.

Gastroenterologia

A Gastroenterologia é a área da Medicina que se dedica ao estudo e diagnóstico das patologias do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino delgado, intestinos) e dos seus órgãos anexos (fígado e vias biliares e pâncreas). Devido à sua abrangência, é uma especialidade que trabalha intimamente com outras áreas, como a Medicina Interna, as Análises Clínicas, a Cirurgia de Tecidos Moles e a Nutrição.

Imagiologia

A Imagiologia é uma área que abrange todos os meios e técnicas que permitem aquisição de imagens detalhadas, na maior parte das vezes do interior do seu animal. São meios complementares de diagnóstico que podem, na maioria das vezes ser decisivos para as decisões clínicas a tomar.
Deste grupo fazem parte meios como a ecografia; radiologia; endoscopia; tomografia computorizada; ressonância magnética, entre outras…
No HVA dispomos dos meios necessários e técnicos qualificados para dar resposta à maioria das situações clínicas.
Estes meios estão disponíveis 24h por dia 7 dias por semana

Internamento

Infelizmente, muitas vezes os nossos animais podem padecer de patologias que não sejam facilmente resolúveis com uma consulta e tratamento ambulatório, e requeiram cuidados ou vigilância contínuos.
Para esses casos dispomos de instalações que permitem acomodar os animais durante estes períodos de internamento. O nosso internamento está dividido fisicamente entre:
internamento para gatos
internamento para cães
internamento para espécies exóticas
internamento para doenças infecto-contagiosas
Assim conseguimos diminuir o stress durante a estadia dos animais e os riscos de contágio.
Os nossos internamentos têm todos luz natural, que é particularmente importante no caso dos gatos que são bastante sensíveis a esta questão.
O internamento dos gatos está equipado com difusores contínuos de feromona felina para diminuir ainda mais o stress e assim aumentar o conforto e acelerar a sua recuperação.
Os cães têm acesso a um pátio exterior onde são passeados duas vezes por dia.
O internamento para doenças infecto-contagiosas tem sistema de ventilação independente e acesso direto ao exterior para limitar a exposição e o risco de contágio durante as visitas dos donos de animais internados nestas instalações.
Após a “alta” de qualquer animal das infecto-contagiosas as jaulas são limpas com recurso a vapor a alta pressão de modo a eliminar qualquer agente infeccioso que possa estar presente. Deste modo garantimos a segurança e mantemos a nossa política de hospital “eco-friendly” não recorrendo a químicos nesta intervenção.
Durante o internamento o seu animal estará sempre acompanhado (24h por dia) por, pelo menos, um médico veterinário e temos todos os meios para garantir os cuidados necessários (bombas infusoras, aquecedores, geradores de oxigénio, etc) para acelerar a recuperação e diminuir o tempo de internamento.
Durante o período de internamento os donos são informados telefonicamente do estado clinico do seu animal de forma regular, e têm a possibilidade de visitar a sua mascote pelo menos duas vezes por dia durante os horários de visita.
Esperemos que o seu animal nunca precise destes serviços. Mas caso seja necessário, não hesite em visitar as nossas instalações.

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade que analisa o paciente como um todo, olhando a multiplicidade de órgãos e sistemas que o compõem. Tem uma função de integração das outras especialidades médicas. Devido ao seu modo abrangente de tratar o paciente, a Medicina Interna está sempre presente na vida do Hospital desde a consulta, ao internamento e até aos cuidados intensivos.
Gastroenterologia

Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva preocupa-se essencialmente com o prolongamento da vida e a prevenção das doenças. Passa pela utilização de protocolos profilácticos, sendo que os mais frequentes recorrem à administração de vacinas e desparasitantes. Mas a Medicina Preventiva é mais que isso – tem um papel fundamental na epidemiologia e no controlo de zoonoses (doenças que se transmitem entre animais e humanos e vice-versa); através de aconselhamento médico veterinário, os donos são alertados para alguns cuidados a ter, que motivam um estilo de vida mais saudável para o seu animal e, ainda, institui planos dietéticos preventivos (como no caso dos animais com propensão a desenvolver displasia da anca).

Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura Veterinária

A Medicina Tradicional Chinesa é uma ciência médica milenar que visa restabelecer a saúde como um todo. Atua no paciente promovendo o reequilíbrio energético sistémico, agindo diretamente na causa da doença e não somente nos sintomas. As técnicas utilizadas são a Fitoterapia, o Tui Na, a terapia nutricional e, a mais conhecida, a Acupunctura.
Em que consiste a acupunctura?
A acupunctura consiste na inserção de agulhas finas nos pontos de acupunctura para estimular e mobilizar a energia aí existente, equilibrando assim o sistema energético do animal. Cada tratamento tem a duração de 20 a 30 minutos, com uma frequência variável de acordo com o problema.

Principais doenças tratadas pela acupunctura:

Problemas ortopédicos (ósseos, articulares e musculares):
Alívio da dor e melhora da locomoção nas patologias degenerativas
Artrite
Artrose
Displasia da anca
Displasia do cotovelo
Problemas neurológicos:
Discopatias: hérnias discais, calcificação do disco, espondilose, Síndrome de Wobbler
Sequelas de Esgana
Paralisia e paresia do membro anterior e posterior
Paralisia do Nervo Facial
Síndrome Vestibular
Convulsões e epilepsia
Incontinência urinária e fecal
Miastenia gravis
Polirradiculoreurites
Encefalites
Problemas de pele:
Dermatite atópica
Piodermite superficial e profunda
Otite
Sarna demodécica
Doenças imunomediadas:
Anemia hemolítica auto-imune
Poliatrites
Doença inflamatória intestinal
Patologias Gastrointestinais:
Gastrites
Fecaloma
Anorexia (falta de apetite)
Vómitos recorrentes
Diarreia
Patologias endócrinas (hormonais):
Hiperadrenocorticismo
Hipotiroidismo
Alterações urinárias:
Insuficiência renal
Cistites
Cálculos

Medicina de Exóticos

No HVA queremos que os nossos clientes tenham um acompanhamento de excelência a todo o momento. Tendo em conta as particularidades da medicina destas espécies, a solução que tínhamos em prática não se enquadrava no acima exposto. Posto isto, de momento e até encontrarmos uma solução à altura das expetativas o nosso serviço de medicina de exóticos encontra-se suspenso.

Lamentamos esta opção e pedimos desculpa por qualquer transtorno que isto possa causar.

Podemos, no entanto, recomendar outras instituições que consigam dar resposta às suas necessidades. Não hesite em contatar-nos.

Odontologia

A Odontologia consiste na prevenção, diagnóstico e tratamento das desordens que afligem a cavidade oral e as suas estruturas associadas. Similarmente ao que fazem os dentistas de Humanos, os Médicos Veterinários tratam condições como fracturas de mandíbula, cancro oral, doença periodontal, estomatites e gengivites. Neste campo, o trabalho do Médico Veterinário passa também pelo aconselhamento profiláctico de hábitos de higiene dentária.

Oncologia

A Oncologia é a área da Medicina Veterinária responsável pelo estudo das patologias tumorais, diagnosticando e encontrando o melhor tratamento para cada paciente, sempre com o objetivo de aumentar a qualidade e a esperança média de vida do paciente.
O diagnóstico deve ser preciso e feito o mais precocemente possível, por forma a possibilitar um estadiamento correto e um plano terapêutico adequado ao tipo de tumor e ao paciente em causa. Para isso, o Hospital Veterinário do Atlântico está equipado com meios de diagnósticos complementares, como as análises laboratoriais, o rx e a ecografia; e trabalha em parceria com outras instituições com possibilidade de realização de outros exames mais complexos.
As técnicas de tratamento existentes podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto, como é o caso da quimioterapia e da cirurgia. O Hospital Veterinário do Atlântico trabalha com os mais recentes protocolos e fármacos anti-tumorais e dispõe de uma sala de cirurgia altamente equipada e preparada para receber os pacientes oncológicos.

Ortopedia

A ortopedia é o campo da medicina e da cirurgia que trata as lesões e as doenças do sistema músculo-esquelético (ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões). Como estas estruturas funcionam em conjunto, é necessária uma abordagem focada e especializada para o seu diagnóstico e tratamento. As causas mais frequentes de problemas ortopédicos são traumáticas, mas as doenças degenerativas, as infeções, os problemas metabólicos e oncológicos também podem afetar a locomoção. As principais manifestações dos problemas ortopédicos são a claudicação (coxear), a rigidez, a dor e a intolerância ao exercício. Durante a consulta de ortopedia, recolhem-se os elementos da história clínica relativos ao aparecimento e à forma de progressão dos sintomas que permitem caracterizar melhor o problema. Após a recolha da história, realiza-se um exame físico completo, e em seguida realiza-se o exame ortopédico, que se foca no aparelho musculo-esquelético. Neste exame observa-se a locomoção do animal e examinam-se todas as estruturas individualmente e em conjunto através da palpação e da manipulação para determinar o foco da dor e o grau de limitação mecânica. O diagnóstico anatómico, juntamente com os dados recolhidos da história clínica ajudam o médico veterinário a selecionar os exames diagnósticos adequados a cada caso, com o objetivo de chegar a um diagnóstico definitivo e a uma recomendação de tratamento. Os meios de diagnóstico mais empregues são a radiografia, a ecografia, a tomografia computorizada, e a análise do líquido sinovial que lubrifica as articulações.
Entre os problemas ortopédicos mais frequentes nos animais de companhia incluem-se:
· fraturas ósseas
· luxação da rótula
· luxação da anca
· rotura do ligamento cruzado cranial do joelho
· displasia da anca
· displasia do cotovelo
· rotura do tendão de Aquiles
· neoplasias esqueléticas
· artrites
Dependendo do diagnóstico, o tratamento médico pode passar por repouso, medicação, dieta e suplementos condroprotetores. Frequentemente é necessário recorrer à cirurgia para tratar adequadamente diversos problemas ortopédicos, como no caso das fraturas ósseas e dos problemas articulares. A cirurgia ortopédica requer formação avançada, equipamento cirúrgico especial e uma sala de cirurgia dedicada.
No período pós-cirúrgico recorre-se frequentemente à fisioterapia e à acupuntura para acelerar a recuperação e maximizar a eficácia do tratamento.
No Hospital Veterinário do Atlântico temos reunidas todas as condições humanas e estruturais para fazer face à maioria dos problemas ortopédicos dos animais de companhia.

Radiologia

A Radiologia é uma especialidade médica que se baseia na obtenção de imagens para diagnóstico e terapêutica de variadíssimas patologias através do uso da radiação X. O serviço de Radiologia permite-lhe a realização de exames de rotina como radiografias abdominais, torácicas e ósseas e a realização de exames mais complexos que exigem a administração de contrastes. Alguns exames radiográficos aos animais de companhia exigem a administração de sedação ou mesmo de anestesia geral.

Reprodução/Obstetrícia

Esta área foca-se na prevenção e resolução de problemas associados à reprodução do seu animal de companhia, planeando o acasalamento e acompanhando a gestação, o parto e os cuidados neonatais.
No HVA temos todos os meios necessários e uma equipa preparada para assegurar todos os cuidados referentes a esta área:
estabelecimento do plano de reprodução
prevenção de doenças hereditárias
determinação da melhor altura para o acasalamento
radiografia de controlo (para saber exatamente o número de fetos)
ecografia de controlo (para avaliar a saúde fetal e ajudar a prever a data do parto)
apoio durante o parto (por telefone ou ao domicílio)
assistência ao parto – na sala de partos das nossas instalações, com acompanhamento veterinário permanente
intervenção cirúrgica de urgência (cesariana) em partos problemáticos
cuidados no pós-parto à mãe e aos recém-nascidos
planeamento nutricional pós-parto
assistência a urgências do pós-parto (eclâmpsia, infeções uterinas, infeções mamárias – mamites)
Se pretender ter uma ninhada da sua cadela ou gata, contacte-nos previamente. Esclareceremos todas as dúvidas e ajudaremos à criação do plano de gestação.
Em qualquer eventualidade imponderável, estamos também preparados para responder às urgências que surjam nesta fase sensível da vida do seu animal.
Não hesite em contatar-nos!

Transfusões Sanguíneas

A transfusão sanguínea é um procedimento frequente na clínica de pequenos animais. A ciência por detrás deste procedimento sofreu numerosos avanços de há 10 anos a esta parte, visto que compreendemos cada vez melhor a imunologia, os agentes infecciosos e o uso apropriado dos diferentes tipos de produtos sanguíneos (sangue inteiro, concentrado de eritrócitos, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas, crioprecipitado e criossobrenadante). Mas, apesar de ser fundamental para salvar as vidas dos nossos animais, pode acarretar certos riscos. Para minimizá-los, o Médico Veterinário que efectua o procedimento, tem de estar bem preparado e ciente das reacções adversas que do seu uso podem resultar. Para que tudo resulte, há que ter preparados dadores (já testados para as doenças infecciosas e com o seu sangue tipificado) ou manter um banco de sangue animal.
A tipificação do sangue é possível devido à presença de antigénios na superfície dos glóbulos vermelhos. Há mais de uma dúzia de tipos de sangue nos cães e quatro nos gatos. As dádivas de sangue são recebidas em regime de voluntariado e só podem ser dadores animais que se apresentem em boa saúde, com idade entre 1 e 8 anos, pesar mais que 15 Kg (no cão) ou 3,5 Kg (no gato) e estarem desparasitados. Geralmente, sob uma ligeira sedação, recolhem-se 250 – 450 ml no cão e aproximadamente 52,5 ml no gato.
No HVA dispomos de todos os meios e de pessoal qualificado para efectuar este tipo de procedimentos. Temos também parceria com o banco de sangue animal, caso o proprietário não tenha mais nenhum animal que possa ser dador.

Urgências 24 Horas

No Hospital veterinário do Atlântico temos um horário regular de funcionamento bastante alargado, entre as 10:00-22:00h. No entanto garantimos presença de um médico veterinário 24 horas por dia 7 dias por semana, para dar resposta a qualquer urgência que o seu animal possa ter fora deste horário.
Não hesite em contatar-nos a qualquer hora: 261810060
© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h