• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Leishmaniose- Uma doença potencialmente fatal!

 

A Leishmaniose é uma doença potencialmente fatal e transmissível ao ser humano, provocada por um parasita do género “Leishmania” e é, actualmente, endémico em mais de 70 países do mundo. Os cães são o principal reservatório do parasita para humanos e outros animais, na Europa várias espécies de mosquitos do género “Phlebotumos” estão estritamente relacionados com a transmissão da doença.
Este parasita necessita, para se propagar, de ter fases do seu ciclo de vida no hospedeiro/reservatório-Cão- e no vector-o mosquito-não se propagando directamente entre animais ou entre animais e humanos.
Nas áreas onde o parasita é endémico, mais de metade dos cães infectados estarão aparentemente sãos, o que faz com que funcionem como reservatório da doença durante bastante tempo antes de serem tratados ou acabarem por morrer. Os estudos demonstram que apenas uma percentagem relativamente pequena dos animais infectados desenvolvem uma manifestação grave da doença, sendo esses o que são diagnosticados e tratados em tempo útil.
Existem hoje em dia testes altamente fiáveis, de fácil execução e de baixo custo para proceder ao diagnóstico da doença e existem várias opções de prevençao e tratamento da leishmaniose. O principal objetivo é prevenir a picada do mosquito que transmite a doença, mas, se o mosquito ultrapassar as barreiras repelentes há, actualmente, “armas” que podem impedir o contágio e manifestação da doença no seu animal.
Estamos a chegar à altura do ano em que é mais provável a propagação da doença, informe-se e previna-se. Pois prevenir é melhor que remediar!







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h