• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Novidade: Serviço de endoscopia já disponível no HVA

Endoscopia


O que é Endoscopia?
A endoscopia é uma técnica através da qual é possível se obter imagens diagnósticas. É um exame muito comum nos dias de hoje e que, graças aos avanços na medicina, tem se tornado cada vez menos invasivo.
A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de investigar o interior do corpo de forma minimamente invasiva. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.

Como funciona a endoscopia?
A endoscopia é realizada com a utilização de um aparelho chamado endoscópio e através de métodos diversos. Este endoscópio é um aparelho que possui algum tipo de fonte de luz associado a alguma forma de reprodução de imagem. Os endoscópios são introduzidos no corpo e reproduzem a imagem num monitor.
O endoscópio consegue aumentar a imagem do que é captado no interior do organismo até cerca de 100 vezes o tamanho normal. É, portanto, um exame eficiente e que permite a visualização em detalhes do interior do organismo. O procedimento é rápido e pode ser realizado até mesmo em ambulatório, dentro das condições necessárias. Devido à rapidez do procedimento o tempo de anestesia é mais curto.

Quando é utilizada a endoscopia?
A endoscopia permite ao médico uma análise muito mais cuidadosa do que outros métodos. Além da visualização, a endoscopia permite que o médico faça, por exemplo, biópsias durante o exame ou até simples procedimentos terapêuticas (por exemplo remoção de pólipos). É um exame extremamente importante para investigação e diagnóstico precoce de várias patologias, nomeadamente de patologias oncológicas gastrointestinais, entre outras.

A endoscopia é utilizada:

No trato gastrointestinal

  • Esófago, estômago e duodeno (esofagogastroduodenoscopia)
  •  Intestino delgado
  •  Cólon (colonoscopia, proctosigmoidoscopia)
  •  Enteroscopia, que é a endoscopia do intestino delgado, podendo interagir colhendo biópsias e efetivando tratamentos terapêuticos através de equipamentos específicos.

No trato respiratório

  • Nariz (rinoscopia)
  • Trato respiratório inferior (broncoscopia)

No trato génito-urinário

  • Bexiga (cistoscopia)
  • Cérvix (colposcopia)
  • Útero (histeroscopia)

A maioria dos exames endoscópicos requer uma preparação especial antes do exame propriamente dito. Além disso, uma vez que é um exame que nos animais tem que ser, obrigatoriamente, efetuado sobre anestesia geral é altamente aconselhável proceder a uma consulta pré anestésica para averiguar a condição física do animal.
No HVA decidimos fazer um investimento forte nesta área, seja em termos de equipamento, seja em termos de formação, pelo que dispomos dos mais avançados equipamentos e temos um equipa dedicada a este serviço com formação avançada, preparada para proceder aos procedimentos de forma adequada e segura.







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h