• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Serviço de cirurgia do HVA

Confira as diferenças no nosso serviço de cirurgia

Cirurgia é a parte do processo terapêutico em que o cirurgião realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente. A cirurgia é caracterizada por três tempos principais:

  • dierése: divisão dos tecidos que possibilita o acesso à região a ser operada
  • hemostasia: controlo da hemorragia
  • síntese: fechamento dos tecidos

Existem vários tipos de cirurgia consoante o tecido e o local em que se está a intervencionar e muitas acabam por ser múltiplas (caso dos politraumatizados), podemos assim ter cirurgias ortopédicas (tecido ósseo), neurocirurgias (tecido nervoso) e cirurgias de tecidos moles (intervém-se apenas sobre os tecidos moles-vísceras, músculos, pele, etc).

No entanto, em todas as cirurgias, têm que ter assegurados princípios fundamentais. Os cuidados anestésicos, monitorização do paciente e a assepsia dos procedimentos em causa (esterilização do material utilizado na cirurgia e do campo cirúrgico) são fatores determinantes no sucesso dos procedimentos em causa.

Existem diferenças claras na maneira de se proceder antes, durante e após uma cirurgia. Essas diferenças garantem muitas vezes o sucesso ou insucesso do procedimento mas podem afetar consideravelmente os custos associados ao procedimento. Antes de decidir informe-se bem com o veterinário que o acompanha e veja se são cumpridos todos os passos.

No HVA usamos anestesia volátil, em oposição à anestesia fixa. Na primeira a indução é feita com drogas sedativas/anestésicas mas a anestesia propriamente dita é assegurada através da inalação de um gás, isto permite um nível de segurança muito maior porque podemos “ajustar” o nível de anestesia do paciente “em tempo real”.

Em todas as cirurgias efetuadas no nosso hospital o paciente tem os seus parâmetros vitais monitorizados durante todo o tempo de cirurgia- frequência cardíaca, nível de oxigenação, ritmo cardíaco, pressão arterial, temperatura corporal. Isto garante, como é fácil de perceber uma segurança muito maior da anestesia.

Quanto à assepsia, todo o material utilizado é esterilizado (não desinfetado) no local com recurso a um equipamento próprio (autoclave) que garante a esterilização do material através das altas temperaturas. Esse material vai embalado para a máquina só sendo aberto minutos antes da cirurgia começar. Também as batas dos médicos que procedem À cirurgia (no mínimo 2 por cirurgia), bem como as luvas são esterilizadas e apenas abertas no ato da cirurgia; deste modo garantimos que a carga bacteriana na sala de cirurgia é reduzida ao máximo. Outro fator importante é de que temos uma sala especificamente utilizada para procedimentos cirúrgicos com sistemas de filtração do ar que garantem o mesmo objetivo. E que qualquer pessoa que entre na sala tem que utilizar pelo menos uma máscara facial e uma touca de cirurgia.

Temos uma política de transparência pelo que, qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos.







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h