• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

check-up para os animais geriátricos

cuidados de saúde dos animais idosos

A medicina geriátrica representa uma das missões básicas para médicos e enfermeiros veterinários: permite a deteção precoce de doenças e a intervenção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes mais idosos.

É neste contexto que o Hospital Veterinário do Atlântico vai promover uma acção de sensibilização para a detecção precoce de doenças em pacientes geriátricos durante os meses de Outubro e Novembro de 2013.

Visite-nos em Outubro e Novembro e usufrua da avaliação do seu animal geriátrico com condições especiais. Ao fazer as análises do check-up, a consulta é gratuita.

A partir de que idade deve o meu animal ser considerado geriátrico ou idoso?

É difícil definir com precisão a partir de que idade um paciente se torna idoso. A variabilidade genética entre raças, tamanhos e sensibilidades específicas de cada paciente, entre outros fatores, torna difícil estimar a esperança média de vida dos animais domésticos.

idades-de-animais

conversão da idade dos animais em idade de humanos

A Organização Mundial de Saúde define, para as pessoas, a “terceira idade” a partir dos 60 anos. A partir deste dado e da comparação da idade com humanos, consideram-se pacientes geriátricos:

- Cães <10 kg – A partir 10 anos- Gatos – A partir 9 anos

- Cães 10-25 kg – A partir 9 anos

- Cães 25-40 kg – A partir 8 anos

- Cães> 40 kg – A partir 7 anos

Quais são os principais problemas dos pacientes geriátricos?

O envelhecimento afeta todo o organismo e os vários sistemas que o compõem. Algumas patologias mais comuns, como diabetes, insuficiência renal crónica, doença degenerativa articular, doença cardíaca e doença dentária são exemplos de problemas que podem ser rastreados com exames de rotina durante a consulta de check-up geriátrico. Muitas destas doenças podem desenvolver-se silenciosamente durante algum tempo, até se tornarem óbvias numa fase mais grave. Durante a consulta, e com a realização de alguns exames, é possível detetar os problemas precocemente e aconselhar medidas preventivas, antes que se tornem demasiado graves e interfiram com a qualidade de vida.

Que tipo de análises aconselhamos para um animal geriátrico?

Embora em alguns casos possa variar em função das alterações encontradas no exame clínico, existe um painel básico de análises para esta avaliação: medição da pressão arterial, análises ao sangue (hemograma e bioquímicas séricas) e à urina, entre outros mais específicos caso a caso.

Visite-nos durante os meses de Outubro e Novembro e usufrua da avaliação do seu animal geriátrico com condições especiais:

  • consulta gratuita (exame físico completo, pesagem, auscultação e aconselhamento detalhado para os problemas encontrados)
  • hemograma
  • análises bioquímicas (rins, fígado e glicémia)
  • rácio proteína/creatinina na urina (teste para deteção precoce de insuficiência renal)
  • medição da pressão arterial

 







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h