• Pré-Marcação de Consultas



  • Morada

    Rua Quintino António Gomes 12
    2640-402 Mafra
    Coordenadas
    GPS
    38.942578,-9.35530

    A consulta só é confirmada após o nosso contacto.

Procedimentos anestésicos em animais geriátricos.

“É seguro submeter um animal sénior a anestesia?”

É uma pergunta que nos é colocada frequentemente.

Diariamente a nossa equipa tenta combater os mitos se dizem por aí: “o animal já tem uma idade avançada para ser submetido a anestesia geral…” ou “o seu animal já foi submetido a uma anestesia geral, não aguentaria outra…”

O nosso objetivo é descredibilizar estes mitos!

Os donos cada vez mais se preocupam com o bem-estar animal e querem cada vez mais melhorar a qualidade de vida do seu animal…mas na hora de submeter o animal de companhia a anestesia geral, é uma situação que traz sempre muitos receios e fá-los balançar na decisão final: autorizar ou não autorizar?

Acreditamos que o primeiro passo é incutir a confiança do dono na equipa hospitalar que cuida do seu animal de companhia!

O nosso hospital dispõe de uma equipa multidisciplinar que tem conhecimentos exaustivos sobre anestesia e que cria protocolos anestésicos adequados a cada paciente. Para nós, cada animal é único!

A criação deste protocolo é baseada numa consulta pré-cirúrgica. Nesta consulta específica, o seu animal é avaliado fisicamente, e juntamente com o dono, é colhida a história dos antecedentes médicos/cirúrgicos do animal. Por fim, são realizados exames/análises pré-cirúrgicas.

É importante referir que os exames/ análises incluídas neste check-up pré-cirúrgico variam essencialmente consoante a idade do seu animal e o historial do seu animal. Quanto maior a idade, mais exames poderão ser necessários realizar para garantir a escolha correta do protocolo anestésicos a usar. Nada é feito ao acaso.

O protocolo anestésico propriamente dito é dividido em pré-medicação, anestesia de indução e anestesia de manutenção. E as drogas a usar variam consoante os achados na consulta pré-cirúrgica. Apesar de existirem sempre riscos associados à anestesia, o nosso objetivo é minimizarmos estes riscos ao máximo, em prol de uma anestesia mais segura.

Após a intervenção cirúrgica, o animal tem um período de recuperação da anestesia. Este período carece de uma especial atenção por parte da equipa médico-veterinária. Por este motivo, nenhum dos nossos pacientes sai das nossas instalações sem estar apto para tal. E se necessário, fica internado durante um período de tempo mais alargado sob vigilância.

Não vacile quando chegar o momento de decidir que o seu animal terá de ser submetido a anestesia geral para se realizar um procedimento cirúrgico que melhorará a qualidade de vida do seu membro de família de 4 patas.

Confie na experiência da nossa equipa!







© 2017 HVA Hospital Veterinário do Atlântico em Mafra Urgências 24h